Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Crash da bolça de Nova Iorque em 1929


Após a Primeira Guerra Mundial, em contraste com a economia estadunidense que deu um giro de 180º graus passando de maior devedora para maior credora mundial, a economia da Europa estava arrasada por causa da guerra causadora de despeças altas para os europeus (que se encontravam em uma situação apertada). 

Ocorreu nos Estados Unidos, influenciado pelos princípios básicos do liberalismo clássico, uma superprodução de bens de consumo que criou certa dependência de mercado consumidor. Por causa de tanta prosperidade os imigrantes buscavam viver o "american way of life", estilo de vida praticado pelos habitantes do Estados Unidos da América.

O problema então ocorre. Em torno de 1928, a economia da Europa foi restaurada, tomando certa parte de todo mercado consumidor mundial para si. Além disso, por causa da superprodução de bens, os preços começaram a despencar por falta de compradores. Sem encontrar outra saída, as indústrias estadunidenses começaram a reduzir o número de operários em suas fábricas, agravando mais ainda a situação que não estava boa para os Estado Unidos.

Em 24 de Outubro de 1929 muitos investidores, que já estavam preocupados com a situação da bolça de valores, começaram a vender suas ações, mas não havia quem comprar (ninguém era tão otário de comprar ações de uma empresa prestes a ser falida). Do dia para noite milhares de empresários perderam tudo, inclusive causando dívidas que jamais conseguiriam quitar (muitos deles deram cabo de suas vidas se lançando do alto de prédios por este motivo).

Essa crise gerou um impacto muito grande na economia de outros países que adotaram como sistema econômico o Capitalismo. Os Estados Unidos era o maior credor mundial na época e comercializava com vários outros países capitalistas movimentando a economia mundial.

Procurando resolver este problema econômico, Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos da América. Franklin empreendeu a intervenção do Estado na economia com a criação do New Deal, onde 4 milhões de dólares foram investidos em obras públicas gerando empregos minimizando a Grande Depressão (Assim também conhecida a Crise de 29).


Charge que eu encontrei na internet

Aqui eu encerro o meu post. Espero que vocês, meus queridos leitores, tenham gostado deste assunto, pelo qual eu me interesso muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário